Identifique e corrija as falhas na semeadura

Uma das principais operações durante o início da safra é a semeadura e o principal objetivo é obter um ótimo stand inicial. Porém, sabemos que a fazenda está sujeita à vários problemas como falta ou excesso de chuvas, temperatura, doenças, pragas e inclusive ataque de outros animais.

 

Um dos benefícios da TerrAvion é poder utilizar as imagens de início da safra a tempo de identificar, dimensionar e corrigir o problema, mantendo uma boa população de plantas e, consequentemente, recondicionando a boa previsão de produção e evitando problemas com plantas daninhas.

identifique e corrija as falhas na semeadura

Podemos identificar as falhas com as imagens NDVI e de Cor Natural, disponíveis na plataforma OverView.

NDVI e Cor Natural

E através da ferramenta de criação de zonas, podemos quantificar as falhas e exportá-las como shapefiles para várias outras plataformas de agricultura de precisão, para uma possível correção (nova semeadura) em áreas pré-determinadas.

identifique e corrija as falhas na semeadura NDVI

Podemos selecionar vários parâmetros (intervalos, escalas e quantidades de zonas) na ferramenta de criação de zonas para quantificar quaisquer problemas na safra. E fazendo o download das áreas afetadas podemos tomar ações corretivas a tempo como, nesse caso, o replantio, mantendo a produtividade calculada antes do aparecimento dos problemas.

identifique e corrija as falhas na semeadura VAR

Na imagem acima, temos a seguinte situação:

-Área de 103,9 hectares

-4,69 hectares com baixo vigor de plantas

-6,64 hectares sem plantas = 0t/ha de produção

 

Considerando uma média de produtividade de 54 sc/ha, com o valor de venda de R$65,00/sc, o produtor teve perdas maiores que R$23.000,00, sem contar com gastos adicionais e desperdícios com herbicidas e fertilizantes em áreas sem plantas.

 

Para mais informações sobre como a TerrAvion pode te ajudar a solucionar problemas no plantio ocasionados por vários outros fatores, entre em contato com support@terravion.com.

en_USEN
pt_BRPT en_USEN