Identificando os danos causados pelo clima

No caso do produtor sofrer danos na cultura, sejam por condições meteorológicas, pragas, infestações de doenças, deriva de herbicida ou queimaduras relacionadas à aplicação, os produtores podem utilizar as imagens da TerrAvion para identificar, localizar e quantificar a área afetada, sendo assim possível avaliar os reais danos em cada área. As imagens, juntamente ao monitoramento em campo, são a melhor maneira de avaliar os danos para calcular os custos de operação de correção ou acionar o seguro da produção, caso sejam possíveis.

Identificando os danos resultantes de um evento
Identificando os danos resultantes de um evento

O NDVI da TerrAvion é um índice de vegetação que é capaz de identificar com muita precisão o estresse da planta. Quando as plantas são danificadas por eventos relacionados ao clima, elas ficam estressadas e esse estresse é refletido como uma diminuição do vigor da planta no NDVI. Para identificar os danos, os produtores podem comparar imagens antes e depois do problema ocorrido, assim como no exemplo abaixo:

quantificar danos causados por tempestades
quantificar danos causados por tempestades

As imagens NDVI após os danos, não só mostram os danos por si só, mas também mostram os seus vários níveis de gravidade. Mesmo que os sensores da TerrAvion possam sentir uma minúscula alteração de vigor na cultura, determinar a origem dessas variações requer informações básicas para avaliação e o monitoramento no local afetado é outra grande ferramenta para confirmação.

Monitoramento de danos com imagens NDVI
Monitoramento de danos com imagens NDVI

Ao identificar áreas de baixo vigor após qualquer incidente, os produtores podem utilizar o App para dispositivos Android e iOS para explorar os talhões afetados e ter noção da gravidade dos problemas identificados que estão vendo em suas imagens e in loco. Um vez em campo, o produtor pode fazer anotações sobre o que estão vendo e determinar correlações com a imagem NDVI, podendo assim estimar os impactos do dano e quantidade de hectares afetados.

Utilizando a ferramenta de criação de zonas NDVI e térmica para quantificar os dano
Utilizando a ferramenta de criação de zonas NDVI e térmica para quantificar os dano

Uma vez que os danos foram identificados em campo e correlacionadas com as imagens NDVI, é possível utilizar essas informações para criação de zonas de manejo, sejam para tratar as áreas com medidas corretivas, sejam para quantificar os hectares em determinados níveis de estresse.

Determine na plataforma TerrAvion OverView a quantidade de dano
Determine na plataforma TerrAvion OverView a quantidade de dano

A seleção de parâmetros para ferramenta de criação de zonas tem infinitas possibilidades de uso. Através dele, podemos criar várias zonas de manejo, ou somente uma zona com uma única faixa de vigor (no caso, a faixa de vigor das plantas danificadas). Esse intervalo de valor de NDVI também terá a quantidade de hectares afetados, podendo o produtor utilizar esses dados como base de uma ação corretiva, bem como replantios, adubações de cobertura, ou aplicação de defensivos nas áreas mais danificadas, assim assegurando que os seus recursos estejam indo para onde realmente deveriam ir.

 

Para mais informações sobre como a TerrAvion pode ajudá-lo a gerenciar os danos provocados pelos mais diversificados fatores, entre em contato com support@terravion.com

en_USEN
en_USEN